A alarmante crise energética e a mudança no clima mundial são indicadores claros da urgência de mudarmos para fontes de energia mais limpas em todos os níveis. Como o futuro da solução de armazenamento de energia, a tecnologia de bateria de iões de lítio proporciona mudanças sustentáveis na forma como armazenamos e consumimos energia.
As baterias de iões de lítio foram amplamente adotadas na produção de veículos elétricos. No mercado de movimentação de materiais, as baterias Li-Ion tornaram-se populares principalmente com empilhadores de entrada devido à introdução da EPT 12EZ da EP Equipment em 2016. Desde então, empilhadores de entrada são principalmente produzidas com baterias Li-Ion, embora a tecnologia utilizada possa diferir significativamente, resultando em características e padrões de segurança diferentes. Equipamentos maiores estão disponíveis com opções Li-Ion há vários anos, mas ao mesmo tempo sempre foram extremamente caros e justificavam-se principalmente em aplicações pesadas de turno triplo. Com o desenvolvimento de novos equipamentos, esse obstáculo pode ser eliminado, e todas as categorias de produtos para movimentação de materiais podem ser alimentadas pela tecnologia Li-Ion num futuro próximo, de acordo com estudos da EP Equipment.
Sem manutenção
Enquanto que as baterias de chumbo-ácido precisam de manutenção especial, as baterias de lítio não exigem manutenção ativa para estender sua vida útil. Isso elimina em grande parte os custos de manutenção da bateria, manutenção e infraestrutura.
Menos dispendiosas
É importante comparar os preços de energia para garantir que se obtém um ótimo negócio para os seus produtos de bateria de ácido de chumbo e de iões de lítio.
Resumindo, as baterias de ácido de chumbo podem ser menos caras do ponto de vista da aquisição, no entanto, uma solução de bateria de iões de lítio pode contribuir para uma operação de armazém mais eficiente em termos de custo a longo prazo:
As baterias de iões de lítio têm um ciclo de vida de 3000 ou mais, em comparação com apenas 500-1000 ciclos em baterias de ácido de chumbo. As baterias de iões de lítio geralmente duram várias vezes o número de ciclos em comparação com as baterias de ácido de chumbo, resultando numa vida útil efetiva mais longa para produtos de iões de lítio. Os ciclos também são contados em % de carga, em vez de um ciclo todas as vezes que se conecta a bateria ao carregador. Isso significa: 10% de carga é 1/10 de um ciclo com uma bateria de Li-Ion, enquanto 10% de carga em uma bateria de ácido de chumbo é 1 ciclo completo.
Enquanto as baterias de ácido de chumbo precisam sempre de um ciclo completo de carga de 8-12 horas para manter a química das baterias equilibrada, as baterias de iões de lítio preferem o carregamento de oportunidade. Elas podem ser ligadas à tomada e carregadas por 10 minutos durante uma pausa para o almoço. Isso oferece uma maneira única de organizar os turnos e reduzir a capacidade total em Ah carregada no equipamento.
As baterias de iões de lítio oferecem alta densidade de potência, o que faz com que sejam relativamente pequenas e leves. Elas têm apenas um terço do peso das baterias de ácido de chumbo. Isso oferece aos fabricantes, como a EP, a oportunidade de desenvolver equipamentos com padrões mais altos de ergonomia, mais espaço para as pernas e com melhor desempenho devido ao tamanho e peso reduzido das baterias.
A maioria das baterias de iões de lítio são 95% eficientes ou mais, o que significa que 95% ou mais da energia armazenada numa bateria de iões de lítio pode realmente ser utilizada. Por outro lado, as baterias de ácido de chumbo têm eficiências mais próximas de 80 a 85%.
Baterias de maior eficiência carregam mais rápido; uma eficiência aprimorada significa uma capacidade de bateria efetiva maior. Baterias de lítio levam entre 2 a 3 horas para carregar, enquanto as de ácido de chumbo precisam de 8 horas. A alta capacidade efetiva das baterias de lítio reduz o tempo de inatividade nas tarefas de armazém.
Do ponto de vista ecológico, são não tóxicas e inofensivas. As baterias de lítio não emitem gases, sendo uma tecnologia muito mais limpa e segura para o meio ambiente do que as de ácido de chumbo.
O ião de lítio é nomeado pelos seus materiais ativos. Existem vários tipos de componentes químicos para construir baterias recarregáveis de iões de lítio. Os dois materiais mais relevantes para a indústria de empilhadores são o Fosfato de Ferro de Lítio (LFP) e o Óxido de Níquel de Manganês e Cobalto de Lítio (NMC).
A tecnologia NMC é muito conhecida na indústria automobilística e em outras áreas de fabrico onde peso e tamanho desempenham um papel importante. A vantagem das baterias NMC é a alta densidade de energia e o tamanho compacto. A desvantagem da célula NMC é a alta possibilidade de inflamação e explosão em caso de perfurações ou superaquecimento. Devido ao peso leve e à alta densidade de energia, alguns fabricantes ainda utilizam NMC em produtos de movimentação de materiais, enquanto fabricantes como BYD, Linde, Still, EP Equipment e outros mudaram para uma tecnologia diferente.
A tecnologia LFP é atualmente a tecnologia utilizada pelos principais fabricantes de produtos para movimentação de materiais com bateria de iões de lítio. O LFP oferece bom desempenho eletroquímico com baixa resistência. Os principais benefícios são a alta classificação de corrente e a longa vida útil, além de boa estabilidade térmica, segurança aprimorada e tolerância a abusos. Há muitas vantagens em escolher uma máquina alimentada por LFP. Especialmente ao aplicar em equipamentos maiores, como um porta paletes elétrico ou um empilhador, a bateria LFP mostra a sua força - ela não pega fogo ou queima quando perfurada - é simplesmente segura!
Critério
Baterias NMC
Baterias LFP
Fugas térmicas
210C (410F)
270C (518F)
Capacidade
150-220Wh/kg
90-120Wh/kg
Ciclo de vida
1000-2000
2000 e mais
Critério
Baterias NMC
Baterias LFP
Fugas térmicas
210C (410F)
270C (518F)
Capacidade
150-220Wh/kg
90-120Wh/kg
Ciclo de vida
1000-2000
2000 e mais
A EP Equipment produz todas as suas máquinas de iões de lítio com baterias LFP para alimentar os seus equipamentos. O Li-fosfato é mais tolerante às condições de carga total e é menos exigido do que outros sistemas de iões de lítio se mantido em alta voltagem por um período prolongado.
Os produtos de movimentação de materiais alimentados por eletricidade têm crescido significativamente na participação do mercado nos últimos 10 anos, impulsionados fortemente pelo comércio eletrónico e pelo crescimento de armazéns em comparação com o armazenamento descentralizado. No passado, todos esses equipamentos eram alimentados por algum tipo de bateria de ácido de chumbo, bateria de gel ou bateria AGM. Nos últimos anos, as baterias de iões de lítio tornaram-se cada vez mais eficientes em termos de custo, desempenhando um papel mais forte no desenvolvimento e na estratégia de compra de fabricantes e clientes.
Com diferenças na química entre estes dois tipos de bateria, surgem diferenças no desempenho e no custo. Embora as opções de bateria de iões de lítio e ácido de chumbo possam ser soluções eficazes de armazenamento, aqui está uma comparação direta em categorias-chave:
Ácido de chumbo
Iões de lítio
Necessidade de recarga de água
Sim
Não
Necessidade de local de carregamento especial
Sim
Não
Possibilidade de dano por mau uso
Sim
Não
Tempo de carregamento
10h
2.5h
Necessidade de troca de bateria
Sim
Não
Ácido de chumbo
Iões de lítio
Necessida-de de recarga de água
Sim
Não
Necessida-de de local de carga especial
Sim
Não
Possibilida-de de dano por mau uso
Sim
Não
Tempo de carrega-mento
10h
2.5h
Necessidade de troca de bateria
Sim
Não
Dependendo do tipo de produto de movimentação de materiais, a decisão sobre a tecnologia da bateria pode ser fácil ou um pouco mais difícil. Quando se observa os preços de porta paletes hoje em dia, parece lógico optar por uma versão de iões de lítio, mesmo nas versões de operador a bordo, pois o preço de custo é comparável e oferece vantagens tremendas. Ao pensar na compra de retráteis e empilhadores, a diferença de preço para a maioria dos fabricantes ainda é um obstáculo para muitos clientes. Nesse caso, apenas fabricantes com equipamentos personalizadas de iões de lítio podem oferecer uma alternativa real, pois os seus custos de produção podem igualar o preço dos equipamentos de ácido de chumbo.
Ao considerar a substituição de uma bateria de ácido de chumbo existente por uma bateria de iões de lítio, ou ao comparar a adoção de baterias de lítio em equipamentos elétricos de alta potência entre diferentes fornecedores, é preciso ter em consideração alguns aspetos:
A célula é o coração da bateria. A EP utiliza apenas células da mais alta qualidade, com a tecnologia mais segura, e busca aprimorar a densidade de energia e potência, além de estender a vida útil do serviço. A EP adota células LiFePO4 que podem ser operadas numa ampla faixa de temperaturas para diversas aplicações, até mesmo em condições climáticas extremas. A EP tem projetado e montado soluções de baterias personalizadas para várias aplicações eletrónicas. Existem 13 especificações em células de bateria de iões de lítio para atender aos requisitos exclusivos de nossos clientes.
A segurança das baterias baseadas em lítio tem atraído muita atenção dos média e do meio jurídico. Os sistemas de gestão de bateria (BMS) desempenham um papel crucial na proteção da bateria contra curto-circuitos, polaridade invertida, subtensão e sobretensão na confiabilidade de sistemas que utilizam baterias de iões de lítio. Ao recolher dados, calcular e controlar o processo de carga e descarga de voltagem, corrente, temperatura e estado de carga, o BMS assegura a longevidade da bateria e melhora o seu desempenho.
As baterias de iões de lítio são conhecidas por explodir em chamas quando sobreaquecidas, principalmente durante o carregamento. Um bom carregador não é suficiente para o evitar. O BMS comunica com a bateria, com o equipamento e com o carregador, monitorizando continuamente a temperatura. O BMS entra em ação quando a temperatura está fora da faixa adequada.
O BMS também impede que a bateria sobreaqueça durante o uso, pois a vida útil de uma bateria de iões de lítio depende fortemente das suas condições de operação. E o BMS faz mais: a carga é otimizada e os ciclos de carga e descarga são armazenados na sua memória. As baterias de iões de lítio da EP são produzidas na nossa própria fábrica e equipadas com o nosso BMS desenvolvido internamente para garantir a confiabilidade e a operação segura das baterias.
A Rede de Área de Controlo (CAN bus) é o sistema nervoso, permitindo a comunicação entre todas as partes da bateria. O CAN bus atua como um hub de rede central, comunicando informações sobre a condição da bateria e enviando automaticamente alarmes para o sistema BMS quando ocorrem danos.
Com a combinação de funcionalidades BMS e CAN, a EP desenvolve o seu sistema de diagnóstico remoto para monitorizar proativamente o desempenho da bateria de todos os equipamentos integrados com Lítio da EP. É um sistema poderoso que fornece capacidades avançadas de monitorização e análise de dados para um melhor serviço de suporte técnico.
Componentes de alta qualidade podem evitar o sobreaquecimento durante cargas e descargas de alta corrente. As baterias da EP são projetadas com os componentes da mais alta qualidade para maximizar o desempenho do seu sistema.
Com anos de experiência e conquistas em pesquisa e desenvolvimento, a EP tem se dedicado ao desenvolvimento de sua tecnologia de baterias de lítio. Essa expertise foi aplicada em equipamentos e serviços pós-venda da EP para estabelecer um sistema coeso de suporte ao produto para clientes valorizados, visando a produtividade no trabalho e a otimização da eficiência dos esquipamentos. Em 2019, a EP divulgou o slogan "LiST", apresentando a nova gama de equipamentos inteligentes integrados com lítio da EP. A série oferece economia de peso e espaço, uma vida útil de ciclo superior e carregamento muito mais rápido.
Combinando todos os benefícios da tecnologia de lítio com um BMS inteligente, a série LiST apresenta duas principais aplicações inteligentes: telemática e serviços Bluetooth. A telemática pode ser usada para monitorizar horas de uso e distância percorrida em tempo real. O serviço Bluetooth transmite informações de falha e sincroniza dados de diagnóstico de um equipamento para o telefone móvel do operador. A tecnologia de comunicação sem fios que envia dados em tempo real a longas distâncias permitiu à EP desenvolver tecnologias de diagnóstico remoto para serviços pós-venda completos.
Os equipamentos EP LiST são amplamente utilizados em diversas indústrias, como transporte e logística, setor de retalho, fabrico geral, construção, indústria de alimentos e bebidas. Isso comprova que o uso de produtos de bateria de lítio tornou-se numa procura mais popular. Mais profissionais da indústria estão cientes dos benefícios de adotar empilhadores elétricos de lítio - menos poluição, maior eficiência energética e menores custos de manutenção.
Com uma compra importante como empilhadores elétricos e outros equipamentos de movimentação de materiais, é importante considerar as suas opções. Entre em contacto diretamente connosco para receber informações adicionais sobre os produtos de Lítio da EP. Se uma bateria de iões de lítio é algo que está interessado em integrar no seu sistema, ou se deseja mais informações sobre os produtos de Lítio da EP, entre em contacto diretamente com os nossos representantes da EP. Também pode seguir as atualizações da EP para aprender mais sobre histórias de clientes da EP e como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.
A EP tem trabalhado com a sua equipa de investigação e desenvolvimento e criou o seu próprio sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio, que é um sistema de armazenamento de energia solar que converte automaticamente a energia solar em eletricidade e armazena-a em pacotes de baterias de lítio para os operadores posteriormente utilizarem. Isso permite que os operadores de empilhadores reduzam os custos e maximizem o tempo de atividade durante o horário de trabalho, eliminando as taxas de demanda da conta de energia da empresa ou fornecendo uma fonte confiável de energia de emergência.
O sistema de armazenamento de energia com baterias da EP inclui painéis solares e pacotes de bateria de lítio da EP. Os painéis solares recolhem energia do sol e transformam-na em eletricidade, que passa pelo inversor e é armazenada nos pacotes de bateria de lítio que os operadores podem usar para trocar as baterias descarregadas dos seus equipamentos a qualquer momento sem interromper os seus turnos.
Num típico sistema de armazenamento de energia com baterias, quanto maior a capacidade da bateria, mais energia solar pode ser armazenada Com a marca de baterias de lítio como a melhor opção em densidade de energia, o sistema de armazenamento de energia com bateria da EP adota baterias de lítio para o armazenamento de energia solar excedente. Além disso, os benefícios dos sistemas BMS e CAN bus em baterias de lítio permitem que o sistema monitorize o desempenho da bateria durante a produção de eletricidade, tornando-o incrivelmente seguro.
A segurança das baterias está no topo da lista tanto para os fabricantes quanto para os utilizadores finais. As baterias de lítio da EP passam por testes rigorosos e são certificadas de acordo com práticas padrão universais na indústria para garantir conformidade com os padrões globais onde são utilizadas.
LFP significa fosfato de ferro de lítio, o que descreve a química por trás da bateria. Em comparação com o NMC, a tecnologia LFP não utiliza cobalto como material, o que muitas vezes está associado ao trabalho infantil. Além disso, a tecnologia LFP não queima como as baterias NMC.
A tecnologia LFP é segura tanto do ponto de vista técnico quanto humanitário.
Utilizava NMC no início e foi posteriormente mudado para LFP.
Não, não é a mesma porque fabricamos as nossas próprias baterias. No entanto, partilhamos a mesma tecnologia de bateria. A BYD alega que possui uma tecnologia especial, que é exatamente a mesma que a tecnologia LFP que usamos nas nossas baterias.
A grande diferença entre nós e outros fornecedores é que permitimos que nossos parceiros troquem as células ou prestem serviços nessas baterias por conta própria. Nós treinamo-los para realizar esse trabalho independentemente. Portanto, as nossas baterias são mais avançadas quando se trata de serviço pós-venda, em comparação com outras.
Quando se trata de um modelo convencional de empilhador, como o empilhador elétrico de 5 toneladas, por exemplo, retiramos a bateria de chumbo-ácido e colocamos a bateria de íon de lítio. Em seguida, é necessário adicionar contrapeso na parte inferior da caixa da bateria para manter a mesma capacidade.
Com os novos elementos do iões de lítio, podemos redesenhar os nossos empilhadores do zero e mover o contrapeso para diferentes lugares para ter empilhadores mais compactos, maior espaço para os pés ou uma visão melhor para o operador. A capacidade residual é determinada pelo que o cliente precisa. Projetamos um empilhadores do zero com baterias de iões de lítio de acordo com as necessidades. E tentamos encontrar uma maneira diferente de projetar as máquinas para ter uma estabilidade semelhante.
Depende da aplicação e do estilo de carregamento. Pode-se esperar que uma bateria dure tanto quanto o próprio equipamento. Os clientes geralmente substituem as suas empilhadeiras a cada cinco anos devido à renovação de contratos. Também oferecemos uma garantia de 5 anos. Mas a substituição com íon de lítio não é mais necessária.
O primeiro passo é o que chamamos de “soluções de segunda vida”. As baterias de iões de lítio têm valor no futuro. Pode vendê-las ou alugá-las. Podem ser usadas como armazenamento de reserva e não precisam de ser recicladas durante pelo menos 20 anos. Veja as baterias como sendo um bem na sua empresa e utilize-as passo a passo.
Quando a capacidade da bateria diminui ao longo do tempo e pode não ser suficiente para o seu empilhador, a bateria pode ter uma segunda vida noutra aplicação, como soluções de stand-by.
Quando a bateria está danificada, oferecemos na Europa uma solução no processo de reciclagem.
Uma bateria de iões de lítio tem uma vida útil mais longa quando é mantida entre 35-65%, ou entre 25-85%. A bateria prefere cargas rápidas. Portanto, carregar durante os intervalos é a nova forma normal de lidar com as baterias.
Para vários equipamentos, temos resultados de testes baseados em ciclos VDI.
Além disso, o www.logisticsinside.eu testou algumas das nossas máquinas na sua pista de teste. A Logistics Inside é uma instituição de testes independente na Europa que verifica os nossos equipamentos e submete-os a um teste padrão.
O uso real das baterias depende sempre das circunstâncias locais. O peso da carga e a altura de elevação têm uma grande influência.
Observe que adicionamos carregamento de oportunidade, que estende a disponibilidade até 24 horas por dia.
Uma bateria de um empilhador de 48V pesa 250Kg. No entanto, não recomendamos a troca de baterias para aumentar o tempo de operação do camião. O conceito é utilizar o carregamento de oportunidade.
Em geral, procuramos utilizar o nosso site como uma excelente vitrine onde pode encontrar diretamente informações sobre as baterias de iões de lítio. Temos uma secção dedicada às baterias de iões de lítio, casos de referência de clientes e publicações no blog sobre os nossos camiões e baterias.
No YouTube, pode encontrar vídeos.
Por favor, subscreva, dê um “gosto,” comente e partilhe para criar mais visibilidade e atração para a nossa campanha de marketing.
A célula única não deve aquecer mais de 45 graus nem arrefecer mais de 20 graus negativos.
Para arrefecer, existe um ventilador no equipamento para garantir que as baterias são arrefecidas. Até agora, não há qualquer problema com o funcionamento dos nossos empilhadores de iões de lítio.
As baterias podem funcionar em temperaturas relativamente extremas. Mas quanto mais confortável for a bateria, maior será a sua vida útil.
Todos os carregadores HF têm fichas de 16 ou 32 amperes.
Se precisar de uma potência inferior, pode reprogramar o carregador ou BMS para uma potência de carregamento mais baixa, com um tempo de carregamento mais longo, alterando o cabo e a ficha.
O EFL 181 é padrão e requer uma ficha de 230 volts.
Sim. A vibração, assim como as temperaturas extremas, é prejudicial para qualquer componente elétrico. No entanto, pode utilizar o seu empilhador ou porta-paletes de iões de lítio em qualquer aplicação em que a tenha utilizado anteriormente.
Como uma tecnologia altamente desenvolvida, o NMC é mais fácil para os nossos porta-paletes elétricos. As células de NMC são usadas em carros que precisam ser leves e de tamanho reduzido. No que diz respeito à segurança, carros com células de NMC pegam fogo facilmente. As células de LFP são um pouco maiores e mais pesadas, mas são mais robustas e à prova de fogo. Portanto, mudamos para células de LFP por questões de segurança e confiabilidade. Além disso, não há cobalto.
Numa comparação entre uma bateria de iões de lítio e uma bateria de ácido-chumbo, a bateria de iões de lítio demonstra ser mais eficiente energeticamente. A bateria de ácido-chumbo, por outro lado, produz mais calor durante o carregamento, resultando em perda de energia. Mais potência é necessária para carregar uma bateria de ácido-chumbo em comparação com uma bateria de iões de lítio. Consulte também o Treino de Custo Total de Propriedade (TCO).
A quantidade de energia fornecida pela rede elétrica depende do tempo de carregamento. Carregamentos mais rápidos exigem correntes mais altas. Pode escolher e, se necessário, ajustar os parâmetros de carregamento de acordo com suas necessidades.
Sim, concluímos um projeto com a Micropower para que os carregadores Micropower sejam compatíveis com os protocolos de carregamento EP e as configurações da bateria. Além dos carregadores da fábrica, agora temos um carregador de 48V e 80V da Zapi-Zivan, juntamente com os carregadores Micropower. O fornecimento de energia deste carregador é através da EP EU. Outros carregadores não são possíveis, pois precisam ser capazes de comunicar com o Sistema de Gestão de Bateria (BMS).
Cada fabricante deve indicar isso nas suas fichas de dados de segurança (FDS), no entanto, nem sempre é transparente e claro. Pode ter a certeza de que todas as baterias EP atuais são de fosfato de ferro e lítio (LFP).
Temos dois tipos de empilhadores. Um é chamado de LIST: empilhadores inteligentes integrados com lítio, projetados em torno da tecnologia de íon de lítio. Eles não são compatíveis com uma bateria tradicional de ácido chumbo ou AGM. Estes incluem equipamentos como L1/L2/EPL154/EPL185/WPL201/12EZ.
O outro tipo são os equipamentos tradicionais, como stackers, porta-paletes, porta-paletes com condutor a bordo. Eles têm o design tradicional de chassi com bateria de ácido chumbo e, a partir disso, são equipados com baterias de íon de lítio (e eletrónica no equipamento).
Cada equipamento que obtém no portfólio da EP que possui uma bateria de ácido chumbo também pode ser adquirido com uma bateria de íon de lítio.
Um novo equipamento nesta gama é o EFL302, onde transformamos um empilhador a diesel em energia elétrica com iões de lítio.
EP significa “East Power”. É o poder de uma empresa. Significa que nos sentimos fortes. Estamos muito orgulhosos de que agora, no tópico das baterias de iões de lítio, o tópico de poder assume uma dimensão completamente nova.